MÊS DE AGOSTO SECO E SEM CHUVAS! - escrito pela aluna Sheliza Onohine Makiyama

Você já deve ter percebido que o mês de Agosto tem algo diferente, não é mesmo? Tempo seco, sem presença de chuvas, baixa umidade no ar, com temperaturas entre 13º e 30ºC, muita poeira, é aí que desencadeiam uma série de doenças respiratórias. Graças ao tempo, é nesta época do ano em que a rinite ataca, resseca as vias aére
as,a pele, também tendemos a pegar uma virose, além de termos uma fadiga excessiva, tosse, alergias...etc, alguns sintomas que ocorrem no Brasil pela mudança climática, e por isso devemos ter um cuidado especial com a nossa saúde.Os médicos indicam que ao dormir devemos deixar uma bacia com água perto da cama,ou uma toalha bem úmida na janela para umedecer o ar e assim,termos uma boa noite de sono.
Para nos mantermos sãos e evitarmos assim qualquer tipo de infecção ou doença precisamos tomar certas medidas, como por exemplo beber bastante líquido para não ficarmos desidratados, principalmente nesta época seca, lembrando que devemos sempre andar com uma garrafa de água na mão, evitarmos também práticas excessivas de atividade física em horários de “pico” em torno das 10:00hs e 16:00hs, horário em que a radiação solar possui mais intensidade, e claro possuir uma alimentação saudável e balanceada. Caso contrário poderemos ficar expostos a vírus, bactérias que se proliferam mais nestas épocas de seca.
Nesta época, também ocorre a dispersão de poluentes, queimadas, que se espalham rápido em meio a tempo seco, poluição do ar como fumaças, etc, que afetam a flora e a fauna, a biodiversidade em si do nosso país.Por isso devemos evitar mais do que nunca em meio a este clima propício qualquer causador de poluentes na atmosfera, senão desencadearemos uma série de consequências para nossa saúde!
Vamos cuidar da poluição do ar hoje para não sofrermos as consequências amanhã” - A natureza agradece!