A FORMA DE PENSAR DE UM VESTIBULANDO - escrito pela aluna Sheliza Onohine Makiyama

Foto: Sheliza Onohine Makiyama
Depois de passar anos na escola com a mesma rotina nos preparando para a reta final, é normal que tenhamos uma certa insegurança quando chegamos no 3° ano do Ensino Médio. É neste ano que você começa a sofrer com a pressão social, familiar, e a de si mesmo.
Além de estudar o dobro para passar no vestibular, Enem e afins, /deixando de lado finais de semana, feriados e diversão, muitos acabam desenvolvendo problemas psicológicos por essa falta de tempo para si mesmo, já que horas de descanso e lazer se tornam intensas horas de estudo. Passamos a ter conflitos internos, crises existenciais, muitos acabam se sentindo incapazes mediante aos concorrentes e a toda essa correria de sair do colégio, organizar tarefa e estudar até tarde. Ás vezes nos deparamos dormindo em cima de livros, sonhando com a prova e com o tão esperado resultado, lembrando de todos que estão torcendo por nós e que não podemos decepcioná-los.
Vale ressaltar que vários alunos se sentem inferiores por não possuírem o sonho padrão de entrar em uma universidade, outros ainda por vergonha do curso que escolherem, uma vez que há essa hierarquia de profissões na sociedade, onde quem não cursar Medicina ou Direito (por exemplo) é um fracassado. E isso não é verdade, cada profissão é digna, possui seu valor. Todas são importantes independentes de como são atribuídos os salários para os profissionais de cada área..Este é seu sonho, não deixe que terceiros te levem a uma outra escolha, o momento de você escolher é agora senão você acabará sendo escolhido.
E daí se você não quer fazer faculdade? E daí se você não escolheu aquilo que estavam lhe exigindo? E daí se você não passar nessas provas do Estado? Isso não te faz inferior a ninguém ou menos capacitado, sua nota não define conhecimento, uma somatória não mostra sua inteligência (já que muitos podem chutar a resposta).Cada um de nós possui um tipo de inteligência,(se não conhece, pesquise quais são os tipos e se conheça mais) que não é levada em conta em nosso falho sistema educacional.
 Lutamos cada dia mais para conseguir uma vida melhor,uma boa posição no vestibular, ultrapassando vários concorrentes e esquecendo que eles são como nós...Estudantes!E essa competição de quem arrisca mais a saúde mental e física é culpa do Estado que não visa atender a todos mas apenas a uma parcela...E é por isso que antes de tudo devemos ter consciência daquilo que fazemos e planejamos para o futuro,e lembrar que mesmo que nossos resultados não correspondam às nossas expectativas,tenhamos em mente que isso faz parte da vida e é apenas o começo de uma longa jornada. Por isso temos que sempre tentar. Conseguir é apenas resultado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário