COMO ENCONTRAR A PROFISSÃO CERTA? - escrito pela aluna Sheliza Onohine Makiyama

Arquivo pessoal de Amanda R. A. Camara
 Não existe profissão certa, existe a profissão na qual você mais se identifica de acordo com habilidades e gostos. E com o Vestibular e Enem chegando,é normal que nós jovens sintamos medo, uma certa angústia e pressão por parte da sociedade e de nós mesmos. Uma vez que,é o momento de fazermos as escolhas decisivas de nossos futuros.

É nessa época que surge a maior dúvida de um adolescente que se prepara para a vida adulta, “Que curso devo escolher?”. Não é uma pergunta tão simples e fácil de se responder, pois precisamos antes de tudo analisar o mundo e a nós mesmos. Analisar o mundo seria saber vê-lo não só agora, mas futuramente, seja economicamente, politicamente, etc.
Devo me indagar sempre de como estará a economia daqui a alguns anos. Será que a carreira profissional na qual resolvi seguir me trará lucro? E não somente isso, devo pensar em mim. Será que tenho certeza que não vou me arrepender mais para frente? Esses são alguns exemplos do que devemos ter em mente.
A escolha profissional deve ser feita com cuidado pelos jovens, já que nessa fase é comum dúvidas surgirem. E é de suma importância o apoio e presença dos pais nesse momento, pois possuem o papel de mostrar o que mundo oferece, como ele é e como seu filho pode atuar nele. Não devendo impor nada sobre eles, somente ajudá-los a encontrar seu rumo.
Entretanto, você jovem não deve deixar-se levar pela opinião dos outros, pois esta deve ser uma decisão sua, pois é do seu futuro e da sua vida que estamos falando!
Para fazer uma boa escolha, primeiramente busque encontrar seus pontos fortes e fracos, pois assim poderá evitar transtornos mais para frente e saber mais sobre a si mesmo. Veja também em qual área se identifica ou sente mais prazer em realizar atividades,(lembre-se do colégio nesse momento),seja biológicas, exatas ou humanas!
Está com dúvida entre várias profissões? Procure se informar dos cursos, pois quanto mais conhecimento eu tiver dele, menos chance de arrepender-me. Converse com profissionais da área, veja vídeos de experiências, retire as dúvidas quanto antes, assim terá mais firmeza entre qual escolher. Afinal, possuirá uma base de conhecimento de ambas. Leve em consideração que isso deve ser feito com calma! E se lembre de projetar-se no futuro, na prática, pois ficar idealizando algo muitas vezes não condiz com a realidade.
E por último e não menos importante, visite universidades na qual possui interesse e que ofertam o curso que queira. E não se esqueça, se há uma possibilidade de tentar não deixe escapar, se inscreva nas provas que o governo oferta, pois suas escolhas são um reflexo do futuro!

4 comentários:

  1. Muito bom! A proposta de "ler a realidade" como fundamento foi brilhante!

    ResponderExcluir
  2. aaA espero poder ler esse texto novamente daqui uns anos, ficou mto bom! <3

    ResponderExcluir