OUTONO - escrito pela aluna Sheliza Onohine Makiyama

http://brasilescola.uol.com.br/geografia/outono.htm
O outono é um período de transição entre o verão e inverno. Considerado a época da colheita, inicia-se quando o sol atinge o equinócio, e encerra-se ao solstício.
No Hemisfério Sul, ele começa entre os dias 20 e 21 de março, encerrando próximo ao dia 21 de junho.
Já no Hemisfério Norte ele começa entre os dias 22 e 23 de setembro e encerra-se próximo ao dia 20 de dezembro.
As principais características dessa estação é a redução da luz solar durante o dia, o que a torna a noite mais longa.
A temperatura por exemplo, costuma cair bastante nessa época, acompanhada de uma baixa umidade no ar. Já em relação a vegetação, folhas costumam cair muito de algumas árvores, o que representa do ponto de vista cultural um período de mudanças.
É importante lembrar que devemos aproveitar e aumentar o consumo de frutas, já que a estação é propícia a essas variadas fontes de vitaminas, o que torna nossa imunidade alta, evitando doenças comuns da época.
Além de ser reconhecido como uma época em que inspira a beleza para a maioria das pessoas, atraindo olhares pela coloração das folhas em tons quentes, nem todo mundo fica feliz com sua chegada, justamente pelas doenças respiratórias que são trazidas, e com isso o cuidado com a saúde deve ser redobrada.
Porém, você pode tomar algumas medidas para tornar o seu outono mais agradável; como, por exemplo, deixar o ar mais úmido com uma simples toalha molhada no quarto ao dormir. Bacias com água, ou o próprio o umidificador podem ser outras alternativas. Lembre-se que com o clima seco também há muita poeira, portanto mantenha sempre a casa limpa e arejada. Livre-se dos ursos de pelúcia, ou mantenha-os fora do seu alcance, pois além de favorecer o acúmulo de poeira, piorarão sua rinite, caso possuir.
Não se esqueça também da cama em que dorme, troque os lençóis assim que necessário, pois ela pode ser um habitat perfeito para os ácaros.
E por último e não menos importante, consulte um médico, pois ele passará dicas mais precisas de acordo com seu problema e analgésicos caso precisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário