DEPRESSÃO - escrito pela aluna Amanda Rodrigues Câmara

Depressão, doença que está causando impacto em milhares de pessoas no mundo todo, afinal o dia a dia do ser humano e o stress aumentam a cada dia. Muitas vezes sem ter tempo de pensar um pouco, relaxar, assim as angústias vão se acumulando, causando assim vários problemas psíquicos,
que muitas vezes temos, mas nem suspeitamos disso, ou deixamos de pedir ajuda, isso pode prejudicar suas vidas e muito. Mas afinal, o que é exatamente a depressão? Quais são os sintomas? Como se tratar ou buscar ajuda?
Ficar triste e ter depressão são duas coisas completamente diferentes, uma pessoa que sente tristeza, ela não deixa de desfrutar seus maiores prazeres, e uma hora ou outra essa tristeza pode deixar uma marca, mas ela se sentirá feliz, e continuar vivendo normalmente. Já uma pessoa que tem a depressão sente uma tristeza e uma angústia muito mais muito forte, que não passa, durando anos. Esta pessoa tende a ter pensamentos negativos, principalmente sobre si mesma, como: “Eu sou um fracasso”, “Eu nunca vou conseguir”, “Nada vai dar certo”. Essas pessoas dão mais importância as suas crenças negativas, e isso aumenta o problema.
De acordo com o nível de análise biológica, sabemos que hormônios liberados durante situações de muito stress, pode alterar o funcionamento dos neurônios, principalmente se esse stress for adquirido durante a infância, neste caso quando a pessoa chega em sua fase adulta tem dificuldade em exercer algo, como, por exemplo, um curso.
Assim uma pessoa que tem a depressão, tem dificuldade na relação com outras pessoas, e isso a leva a solidão, e muitas vezes ao suicídio.
Apesar de todos estes fatores a depressão não é levada a sério por muita gente! Muitos dizem ser controlável, ou que é frescura, simplesmente pelo fato de a pessoa, estar triste sempre. Como também há pessoas que ficam tristes por coisas passageiras e se dizem depressivas.

A Depressão, definitivamente não é algo que se deve brincar e muito menos querer ter, pois é algo sério, uma doença que é capaz de derrubar uma pessoa ao extremo e quando vai até o hospital, não há nada de errado, uma doença que te limita e não te deixa fazer as coisas que gosta, faz com que deixemos os estudos, e empregos simplesmente porque a própria doença não permite, uma doença que nos isola de familiares, amigos, ou seja, você vive apenas para a doença. E junto com ela podem vir outros problemas como a ansiedade, e bipolaridade, em casos mais extremos dependendo do nível da depressão.
Depressão tem sim vários tratamentos e medicações, para que assim a doença seja controlada e a pessoa possa viver tranquilamente. Aqui vão várias dicas para que você que tem a depressão possa vencer este desafio de maneira confiante, e forte.
Primeiro, deixe o preconceito de lado e vá a procura de um profissional na área que possa te ajudar, os postos de saúde oferecem várias consultas com psicólogos de graça, como também tem os particulares. Outra dica é tentar se envolver em atividades físicas e sociais, como esportes variados, entre outros. E logo antes dos momentos de maior tristeza, escreva em um caderno tudo que está sentindo, tente expressar esses sentimentos de alguma maneira, logo após isso tenha uma reflexão sobre oque escreveu, e
se pergunte, será que é isso mesmo? Eu realmente faço tudo errado? Teve uma vez que... E assim por diante, isso ajuda a diminuir os sintomas.
Mas nem sempre isso é fácil, ou o suficiente, muitas vezes é preciso o uso de medicamentos, para reduzir os sintomas, a níveis que permitam que a pessoa realize tais atividades.
Depressão pode matar! Mas também pode ser tratada, se mais pessoas soubessem disso, quantas vidas não poderiam ser poupadas de um enorme sofrimento, e até mesmo de uma morte prematura!!!

Fonte:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao
https://www.abcdasaude.com.br/psiquiatria/depressao

Nenhum comentário:

Postar um comentário