Esse
projeto foi pensado para auxiliar na formação educacional e
pedagógica dos alunos do Mais Educação, usando as ferramentas da
diversão e entretenimento através do Teatro. Duas peças foram
trabalhadas, em período de aula. Uma delas "Emília delirante"
- adaptação do livro Dom Quixote das crianças de Monteiro Lobato;
e a outra, "Branca de neve"- Conto Clássico.
Inserir
o lúdico, através do teatro, como recurso básico nesse projeto foi
fator muito importante, pois se acredita que essa didática favoreça
a relação afetiva nas crianças, pelo fato da infância e a
adolescência serem período próprio da ludicidade. E, ainda,
alargar os horizontes da zona de desenvolvimento proximal,
favorecendo a interação e colaboração com o seu crescimento
intelectual, emocional e social.
A
preocupação era sair de uma linguagem já trabalhada pelos alunos,
em sala de aula, e introduzir a linguagem teatral, na qual, o aluno
teria a oportunidade de experimentação, principalmente no campo das
emoções.
Assim,
introduzimos o teatro na escola como instrumento de educação que
utiliza ecleticamente diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo
a compreensão da natureza da experiência, fazendo a relação entre
fantasia e realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário