DIABETES - UMA DOENÇA SILENCIOSA - escrito pela aluna Yasmin Gonzales


É uma doença do metabolismo (síndrome metabólica) de origem múltipla, devido a falta de insulina ou incapacidade da insulina para exercer adequadamente sua ação, causando um aumento da glicose(açúcar) no sangue.
A insulina é produzida nas células beta do pâncreas, hormônio que regula a entrada de glicose (açúcar) nas células do organismo.

Ela retira açúcar das artérias e veias e leva para as células nutrir-se.
Este açúcar penetra nas células e é utilizado como fonte de energia. A falta de energia leva a morte celular.
Por isso, que quando a pessoa diabética não controla a diabete com medicação, alimentação e injeções de insulina, a glicose torna - se tão alta na corrente sanguínea que ocorre resistência à insulina. O paciente tem insulina mas ela não é capaz de agir. É o que chamamos de diabetes descompensada. Há um descontrole total dos níveis de açúcar no sangue atingindo altas taxas.
As consequências destas taxas altas de glicose no sangue causam cegueira, problemas do coração (cardiopatia), amputações de membros. Mas isto não ocorre da noite para dia.
A pessoa não faz dieta, não toma medicações direito, é muito importante que a pessoa não tome o cafezinho com açúcar e diz " tem só um pouquinho de açúcar". Vai na padaria e come um docinho, umas bolachinhas. Jamais um diabético com taxa glicêmica alta poderá tomar um cafezinho e outras coisas com açúcar. Aliás açúcar para o diabético funciona como veneno, vai destruindo todo o organismo. A diabetes não tem cura só controle.
Ela estando controlada não há problemas de saúde. A pessoa vive como uma pessoa normal, sem problemas.
Classificamos dois tipos básicos de diabetes; a do tipo 1 e a do tipo 2.
A diabetes do tipo 1 é aquela em que as células beta do pâncreas, não produz insulina, devido a um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a insulina.
Os sintomas são: sede, diurese e fome excessiva, emagrecimento importante, cansaço e fraqueza. Se não tratar rapidamente evolui para desidratação severa, sonolência, vômitos, dificuldades respiratórias e coma. O paciente precisa ser internado para o tratamento.
A diabetes do tipo 2, ocorre na maioria dos casos (90% dos casos).
A insulina são produzidas nas células beta do pâncreas, mas a sua ação está dificultada( resistência à insulina). O paciente produz insulina para tentar manter os níveis normal de glicose no sangue, mas não consegue manter. Daí ocorre a diabetes.
Geralmente o tipo 2, pode ocorrer com aumento da obesidade, com a idade o pâncreas da pessoa não produz quantidade suficiente de insulina para suprir o organismo gerando assim a diabetes. É importante citar que a insulina é um hormônio de que quando a pessoa começa a aplica - lo em excesso, a pessoa tende a engordar porque ele é anabolizante. Assim é importante controlar a alimentação para não tomar tanta insulina.
Para se saber se tem diabetes, faz uma glicemia no laboratório em jejum, se der maior que 126mg/dl estará diabético. E se fizer o teste qualquer hora do dia e der maior que 200 estará diabético (principalmente 2hrs após refeição ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário