DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - escrito pela aluna Sheliza Onohine Makiyama


O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos, desde o período da escravidão..e lembrar da morte de um dos grandes líderes, um escravo, um negro comum, mas que fez a diferença, conhecido como Zumbi de Palmares.
Ele lutou contra a escravidão, liderou Quilombo dos palmares, um dos mais importantes quilombos do Período Colonial da História do Brasil. Zumbi reagiu em meio a opressão, as torturas, injustiças, junto com outros negros ele viveu em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas...Não possuía uma boa alimentação, higiene, mas mesmo assim não desistiu e lutou pela liberdade, onde finalmente houve o fim da escravidão!
Ele realmente deixou um exemplo para nós, não só ele,mas sim todos os negros que foram escravizados naquela época, quantas vezes sentiram fome, angústia, desespero, uma tristeza quase incurável..mas tiveram coragem, atitude, manteram a esperança de que alcançariam a felicidade, provaram que mesmo fracos, conseguiram derrotar os mais fortes através da união, onde alcançaram seus objetivos e conquistaram a igualdade como bons homens,pessoas de carne e osso que nunca mais precisarão passar por tudo aquilo de novo.
Por isso, mais do que nunca, devemos homenageá-los, buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associarmos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial,pois não é a cor que define quem nós somos mas sim o caráter,as atitudes.


Olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário