APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE GEOGRAFIA – 1º ANO – escrito pela aluna Sheliza Onohine Makiyama


APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE GEOGRAFIA – 1º ANO ENSINO MÉDIO


Nossa sala foi dividida em equipes em que cada uma possuía um tema específico a ser estudado e apresentado. Cada um ficou responsável por uma parte do trabalho, tivemos maquetes lindas! Haviam temas diversos dentro Do conteúdo de geografia como: placas tectônicas, tsunamis, terremotos, vulcanismo, relevo continental, revelo submarino, e Teoria de Jurandyr Ross.

1º GRUPO - Placas tectônicas,tsunamis e terremotos

De acordo com a apresentação conclui-se que as placas tectônicas (litosféricas) constituem todo o planeta. Onde se localizam sobre o manto realizando movimentos convergentes, onde duas placas se chocam formando dobramentos orogênicos (montanhas), tendo como exemplo o Himalaia. O movimento divergente quando se separam e inicia-se atividades vulcânicas, e o movimento conservativo onde elas se deslizam lateralmente e dão origem aos terremotos.
Tsunami é um fenômeno causado pelo movimento das placas tectônicas, onde há um recuo muito grande das águas do mar, e você pode diferenciá-la de uma onda normal. Uma onda normal tem intervalos de uma onda para outra de segundos e são pequenas, já os tsunamis são ondas maiores e com intervalos variados, podendo chegar a ter intervalos de horas, dias até semanas!




2° GRUPO – Vulcão

É uma estrutura geológica onde são expelidos o magma proveniente do manto, junto com gases, partículas quentes, isso ocorre quando as placas tectônicas se afastam uma da outra(movimento divergente). Há vários tipos de vulcões que são determinados pelo tipo de material eruptivo, como: vulcão escudo, cones de escórias, o mais simples e mais comum, vulcão composto, são grandes e em formas de “cone” , caldeiras ressurgentes, os maiores vulcões e o vulcão submarino, que se encontram debaixo d’água e são responsáveis por uma nova formação de um fundo oceânico.
Caso pense em morar ou viajar para uma região onde há vulcões fique atento aos sinais de uma futura erupção vulcânica:
*Ventos com cinzas no ar que vão se intensificando;
*Queda de pedras,pois devido a pressão a montanha racha;
* Ruídos, assovios, podem ser sinais de pequenas explosões,
*Pequenos tremores,etc







3° GRUPO - Relevo Continental


Constituem a superfície do planeta como serras, montanhas, colinas, planícies, planaltos, depressões, montes, escarpas, etc. Essas modificações do relevo se dá pelos agentes internos (forças endógenas) como vulcões, terremotos, tectonismo em geral, e os agentes externos (forças exógenas) como: águas que modificam o relevo, geleiras, vento, temperatura, agentes erosivos em geral.
As montanhas por exemplo são originadas por agentes internos, pelo movimento convergente das placas tectônicas, podendo ser montanha por dobramento, montanha por falha e montanhas vulcânicas. Assim como os vulcões, terremotos que modificam nosso relevo por conta das forças endógenas.
As geleiras, vento, chuvas, são exemplos de modificadores do relevo pelas forças exógenas, ou seja, na superfície terrestre. Com o tempo as águas das chuvas vão desgastando as rochas, deixando elas porosas e as levando a decomposição, assim como os ventos, geleiras,etc, que modelam com o tempo o relevo. Os ventos, por exemplo, fazem um importante papel na modelação do relevo, pois ele leva detritos, sedimentos de rochas já existentes ou areia de uma determinada região a outra que colidem contra o relevo, desgastando-o e esculpindo-o, dando origem por exemplo aos arcos, resultados da ações dos ventos.


4°GRUPO - Relevo Submarino

Está localizado debaixo dos mares e oceanos, é parecido com o relevo da superfície terrestre, possui diversas formas, planaltos continentais, uma zona de transição entre massa continental no fundo dos oceanos, Ilhas oceânicas, pequenas terras emersas que afloram na superfície. Há também Talude continental, Bacia oceânica, que fica nas áreas mais profundas dos oceanos, Fossas marinhas, Cadeias oceânicas, curiosidade as maiores cadeias de montanhas do planeta Terra estão localizado no fundo dos oceanos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário