Trabalho apresentado pela professora Dalva Regina Bertoleti Vieira Gonçalves na conclusão de curso de especialização, para a obtenção do título de especialista em Educação a
Distância, na Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná.
Considerando
os interesses, as exigências da sociedade atual e a necessidade de
adequar o ensino às mudanças sociais, é preciso integrar a
informática ao currículo escolar, pois os computadores fazem parte
do nosso dia a dia, e a escola deve preparar o aluno para o futuro.
Nos dias atuais, a tecnologia e a informática oferecem ferramentas
que possibilitam aos internautas publicar os próprios textos na
Internet, além de viabilizar meios para melhorar a sua prática. O
presente artigo pretende abordar, para fins de conhecimento dos
docentes e demais profissionais da educação, meios para a
utilização da tecnologia para a construção de um blog, a fim de
que este seja um recurso didático para o ensino e a aprendizagem de
alunos do curso de Educação a Distância (EAD).
A indagação proposta neste artigo é: O blog pode ser uma ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem para professor e aluno da EAD? Para buscar responder a este questionamento, buscar-se-á evidenciar a intenção de mostrar que, nessas tecnologias, destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem, em especial a tecnologia dos blogs. Portanto, cabe aos educadores utilizar adequadamente os recursos dessas tecnologias, explorando seu potencial pedagógico, tendo em vista a configuração de novos ambientes de ensino e aprendizagem: [...] a educação poderá beneficiar-se ao agregar conceitos andrológicos e pedagógicos, com o objetivo de estimular a aprendizagem colaborativa e fomentar a construção do conhecimento, a partir de um instrumento que diz respeito ao hoje e ao que as pessoas estão usando como forma de expressão. Assim, o uso do blog na educação apresenta-se como um possível viabilizador da construção do coletivo a partir da cooperação para o conhecimento (BARBOSA; SERRANO, 2005, p. 2). Assim, pode-se, a partir dessas considerações, compreender que o blog é uma ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Em experiência vivida no contexto escolar, percebo que, se utilizarmos a informática como um meio de instrumento no processo de ensino e aprendizagem, com o interesse de não apenas ensinar informática, mas também ensinar conteúdos interdisciplinares com a interatividade proporcionada pelo computador, esta ação pode ajudar o aluno a compreender que o computador, se bem aproveitado, contribui com seu estudo e aprendizado no curso de EAD. Considerando que a informática é um importante recurso pedagógico, a escola precisa utilizar o computador e suas ferramentas como meio facilitador do processo de ensino e aprendizagem. De acordo com Baltazar e Aguaded (2005), os blogs de disciplinas são criados e mantidos pelo professor e pela turma, cujo principal objetivo é dar continuidade ao espaço de sala de aula, mas de forma coletiva, em que todos podem participar, escrevendo, postando e comentando questões, publicando trabalhos, conteúdos vistos e trabalhados em sala, exercícios extras para os alunos, atividades resolvidas, links complementares, dentre outros. Com essa gama de possibilidades, os blogs servem para registrar conhecimentos adquiridos pelos alunos durante os projetos de estudo e também para divulgar conteúdos como relatos, textos, fotos, gravuras, pois, em um curso a distância, o aluno não conta com a presença do professor, e construir um blog desenvolve no aluno o hábito de registrar e divulgar seus estudos, dando a ele a condição de comunicar-se com o professor, podendo haver essa interação entre professor e aluno. 4 Assim, o blog se torna uma excelente maneira de desenvolver a criatividade, estimular a expressão, demonstrar sua forma de pensar e agir. Essa ferramenta torna-se “a cara do aluno” e seu uso abre novos canais de comunicação entre professores e alunos, alunos e comunidade, aluno e o mundo, incentivando a interação e a interatividade entre ambos.
A indagação proposta neste artigo é: O blog pode ser uma ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem para professor e aluno da EAD? Para buscar responder a este questionamento, buscar-se-á evidenciar a intenção de mostrar que, nessas tecnologias, destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem, em especial a tecnologia dos blogs. Portanto, cabe aos educadores utilizar adequadamente os recursos dessas tecnologias, explorando seu potencial pedagógico, tendo em vista a configuração de novos ambientes de ensino e aprendizagem: [...] a educação poderá beneficiar-se ao agregar conceitos andrológicos e pedagógicos, com o objetivo de estimular a aprendizagem colaborativa e fomentar a construção do conhecimento, a partir de um instrumento que diz respeito ao hoje e ao que as pessoas estão usando como forma de expressão. Assim, o uso do blog na educação apresenta-se como um possível viabilizador da construção do coletivo a partir da cooperação para o conhecimento (BARBOSA; SERRANO, 2005, p. 2). Assim, pode-se, a partir dessas considerações, compreender que o blog é uma ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Em experiência vivida no contexto escolar, percebo que, se utilizarmos a informática como um meio de instrumento no processo de ensino e aprendizagem, com o interesse de não apenas ensinar informática, mas também ensinar conteúdos interdisciplinares com a interatividade proporcionada pelo computador, esta ação pode ajudar o aluno a compreender que o computador, se bem aproveitado, contribui com seu estudo e aprendizado no curso de EAD. Considerando que a informática é um importante recurso pedagógico, a escola precisa utilizar o computador e suas ferramentas como meio facilitador do processo de ensino e aprendizagem. De acordo com Baltazar e Aguaded (2005), os blogs de disciplinas são criados e mantidos pelo professor e pela turma, cujo principal objetivo é dar continuidade ao espaço de sala de aula, mas de forma coletiva, em que todos podem participar, escrevendo, postando e comentando questões, publicando trabalhos, conteúdos vistos e trabalhados em sala, exercícios extras para os alunos, atividades resolvidas, links complementares, dentre outros. Com essa gama de possibilidades, os blogs servem para registrar conhecimentos adquiridos pelos alunos durante os projetos de estudo e também para divulgar conteúdos como relatos, textos, fotos, gravuras, pois, em um curso a distância, o aluno não conta com a presença do professor, e construir um blog desenvolve no aluno o hábito de registrar e divulgar seus estudos, dando a ele a condição de comunicar-se com o professor, podendo haver essa interação entre professor e aluno. 4 Assim, o blog se torna uma excelente maneira de desenvolver a criatividade, estimular a expressão, demonstrar sua forma de pensar e agir. Essa ferramenta torna-se “a cara do aluno” e seu uso abre novos canais de comunicação entre professores e alunos, alunos e comunidade, aluno e o mundo, incentivando a interação e a interatividade entre ambos.
BREVE
HISTÓRICO DO BLOG
Numa
tradução livre, pode-se definir blog, segundo Goulart (2012), como
um diário online, porque blogs são páginas da Internet onde
regularmente são publicados diversos conteúdos como textos,
músicas, imagens ou vídeos, tanto podendo ser dedicados a um
assunto específico, como ser de âmbito bastante geral. Podem ser
mantidos por uma ou várias pessoas e têm normalmente espaço para
comentários dos seus leitores. Segundo Goulart (2012), recebe o nome
de Blogueiro quem publica num blog. Assim, de acordo com Ferreira
(2008), o termo “blog” é uma simplificação do termo “weblog”,
criado em 1997, por Jorn Barger. É interessante ressaltar, também,
que, de acordo com Pinho Júnior (2013, p. 03), [...] os primeiros
blogs surgiram em meados da década de 90. Como seu próprio nome
sugere (web = rede; log = diário), um blog pode ser considerado um
diário virtual, no qual o autor armazena textos, vídeos, imagens,
sons e links sobre qualquer assunto que julgar interessante. A
inserção de conteúdo se dá através de postagens (também
chamadas de “posts”) que são apresentadas em ordem cronológica
inversa, ou seja, as mais recentes aparecem primeiro e com o passar
dos anos, os blogs foram adquirindo cada vez maior importância. De
acordo com Pinho Júnior (2013), é possível observar que um blog
pode ser considerado como um diário, pois dá condições do autor
armazenar textos, fotos, vídeos, entre outros e outras pessoas podem
usufruir desses dados. A cada dia os blogs estão tendo mais
importância: A escola deve começar com o que tem de imediato, seja
em relação a equipamentos, seja pelos programas existentes e
acessíveis a 5 todos. As experiências vivenciadas servirão de
referência pessoal e política para reivindicar mais e melhor
tecnologia nas escolas e, consequentemente, despertar para as suas
possibilidades pedagógicas (PRATA; VIEIRA, 2002, p. 79). A pesar das
dificuldades que as escolas encontram com os equipamentos velhos,
quebrados, ainda temos equipamentos disponíveis para quase todos e
nos dá as condições de poder trabalhar com blog com os alunos e
despertar neles as possibilidades de trabalhar o blog como atividade
pedagógica. De acordo com Oliveira e Santos (2011), o blog torna uma
maneira mais atrativa de professores e alunos se comunicarem e
poderem expressar-se com mais liberdade, quebrando regras que
proporcionam cada vez mais informações e conhecimento, sem
necessidade de estar dentro de uma sala de aula. Os autores apontam
que: Os blogs se diferem de uma prática diarista tradicional, quando
utilizados como ferramenta de aprendizagem pode-se considerar de
certa forma uma quebra de paradigmas do modelo tradicional de ensino,
pois se torna uma maneira mais atrativa do aluno e o professor se
comunicarem entre si e ambos obterem mais abertura e liberdade de se
expressarem através dos blogs a comunicação e a interação
aluno/professor se torna melhor, pois essa quebra de regras
proporciona cada vez mais informação e conhecimento sem necessidade
de estar dentro de um estabelecimento de ensino. (OLIVEIRA; SANTOS,
2011, p. 08). Conforme os autores, o blog se torna um importante
canal de linguagem e abertura para expressões de opiniões, onde com
mais liberdade o professor faz uma proposta para que os alunos
opinem, bem como tirem suas dúvidas, perguntem e leiam os conteúdos
estudados em sala de aula, permitindo que estes, revisem, façam os
exercícios propostos. De acordo com Oliveira e Santos (2011), o blog
é um canal de linguagem aberta entre o professor e aluno, porque
podem expressar com liberdade, opinar, tirar dúvidas e fazer revisão
de exercícios propostos pelos seus professores .
COMO
CONSTRUIR SEU PRÓPRIO BLOG E REALIZAR PUBLICAÇÕES
Para
a construção de um blog educativo, podem-se seguir os seguintes
passos: inicialmente, vá diretamente ao site Blogger.com e crie o
seu próprio blog. Se preferir, conheça outros blogs antes de criar
o seu, aliás, tome cuidado para não criar um blog com o nome de um
que já existe, pois você pode ser confundido com outra pessoa. Um
cuidado importante na criação do endereço do seu blog: Não
utilize os caracteres [,]. Apesar de serem aceitos em alguns sistemas
no momento do cadastro, eles podem não funcionar nos browsers de
alguns usuários. Com o blog é muito fácil que os usuários
publiquem conteúdos, sem a necessidade de saber como são
construídas páginas na Internet, ou seja, sem conhecimento técnico
especializado. Quem já possui um site, pode aproveitar uma
ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira
descomplicada, em qualquer lugar da Internet; para isso, basta
digitar o próprio login e senha, escrever o que quer publicar e
clicar num botão do teclado do computador. O conhecimento de
HyperText Markup Language (HTML) e de outras ferramentas de web
permitirá que a pessoa incremente o blog, conferindo a ele um
aspecto extremamente profissional ou, então, pode também encaixar o
blog no site, transformando algumas seções em blogs. Goulart (2012)
mostra o modelo do Enem, assumido desde 2009, que tem como um de seus
fortes argumentos, o rompimento da quantidade de conteúdo exigido
nos vestibulares tradicionais, valorizando a capacidade de
interpretação e a interdisciplinaridade dos estudantes, pois por
meio dos conteúdos postados, dá a esses alunos condições de estar
em contato com os conteúdos vistos em sala de aula e poder estar em
contato com seu professor, fazendo seus questionamentos, como uma
tarefa a mais. Goulart (2012, p. 16) afirma: [...] os estudantes com
melhor classificação no exame ainda são aqueles que acumularam, ao
longo do ensino médio, uma enorme carga de informação, ou seja, a
receita para o sucesso no Enem, por mais que este venha
revolucionando a forma de acesso às universidades, continua a mesma:
muito estudo e leitura. 7 E uma das maneiras de fazer com que muitos
jovens estudem, além de tornar mais divertida a maneira de estudar,
para que possamos atrair esses jovens para um estudo menos “penoso”
e mais divertido: Foi pensando nisso e de olho nos conteúdos que o
MEC ressalta que são cobrados no Enem, que o Info Enem iniciou, em
fevereiro, uma série de publicações semanais que destacam os 10
melhores sites e os 10 melhores blogs de cada disciplina, separados
devido às diferentes propostas. Os sites trazem os conteúdos mais
fixos. Já, os blogs, atualizações e boas matérias (GOULART, 2012,
p.16). Vale ressaltar que todos os sites e blogs recomendados, de uma
maneira ou de outra, podem ajudar nos estudos dos vestibulandos, haja
vista apresentam quantidade e qualidade de todo o material oferecido
pelo site, como listas de exercícios, dicas, curiosidades etc.
Assim, é preciso que haja reflexão sobre espaços de ensino e
aprendizagem além da sala de aula para a construção do
conhecimento, por isso, não se admite que os recursos que a escola
possui sejam usados somente como ilustradores de conteúdos.
BLOGS
COMO FONTE DE INFORMAÇÃO
Na
atualidade, somos bombardeados por uma grade quantidade de
informações, que, quando relevantes, devem-se transformar em
conhecimento. Se não gera conhecimento, é somente informação sem
conteúdo. Assim, de acordo com Cipriani (2008, p. 17), [...] vivemos
em uma nova era, uma nova era com a consolidação da internet como
um grande repositório de dados e agente transformador de processos e
meios de comunicação, uma nova era dentro da própria internet, que
por ser global e encurtadora de distâncias, viabilizou a
contribuição, opinião e inteligência em massa, uma nova era em
que o mercado e as pessoas passaram a gostar de interagir, opinar,
participar e ajudar, uma nova era de constante formação de opinião,
reforçados pelo lançamento de websits que potencializam ainda mais
a voz das pessoas. A era dos Blogs. 8 De acordo com Oliveira e Santos
(2011), pode-se dizer que muitas faculdades estão dando um passo à
frente com os cursos de EAD; assim, a ferramenta blog será de grande
utilidade, podendo dar condições a esses alunos de postar e se
corresponder com o professor diante do mesmo. Em cursos EAD, o
contato do aluno com o professor é mínimo, o discente precisa se
organizar sozinho, estudar e realizar atividades que, muitas vezes,
ele não entender claramente o que querem nas realizações dos
exercícios. Assim sendo, o blog facilita o contato entre professor e
aluno. Esta ferramenta se torna um meio de comunicação e interação
entre professor e aluno (OLIVEIRA; SANTOS, 2011). De acordo com
Vieira (s/d, p.01): Desde o início dos tempos, o homem vem
procurando aprimorar o seu meio, de forma a atender às suas
necessidades. Nesta procura, a sociedade vai se transformando à
medida que o homem evolui. Uma das características principais dessa
evolução foi o desenvolvimento da linguagem e as suas diversas
formas de transmissão e expressão. Tendo como resultado dessas
transformações também a evolução nos meios de comunicação,
sendo estes necessários e indispensáveis para a eficácia da
integração social. Como podemos observar na atualidade, “[...]
esses meios estão bem presentes no cotidiano da sociedade
contemporânea, sob a forma de diferentes mídias, como celulares,
revistas, rádios, computadores e televisores” (VIEIRA, s/d, p.11).
O mesmo autor ainda afirma que: [...] o mundo atual vive sob a
chamada “era da informação”, ou Era Digital, denominada assim
pelo filósofo e economista austríaco Peter Ferdinand Drucker,
período que vem após a Era Industrial, mas que especificamente
ganha força a partir da década de 1970, com invenções que foram
sendo aprimoradas cada vez mais, tecendo uma sólida e grande teia de
conhecimento (VIEIRA, s/d, p. 11). Logo, a educação não tem
evoluído da mesma forma que os recursos midiáticos. Muitas vezes,
as instituições ainda se prendem em um modelo educacional em que o
professor transmite o saber, considerando-se detentor do mesmo. 9 No
caso do estudante do curso de EAD, o aluno assume seu próprio norte,
direcionando-se a um estudo diferenciado, no qual não conta com a
participação e colaboração direta do professor. Mas, hoje, de
acordo com Pretto (1996, p. 01) é possível analisar que: [...] as
instituições escolares não podem ignorar o que se passa no mundo.
As novas tecnologias de informação e comunicação modificam
rapidamente não só a maneira de se comunicar, mas de trabalhar,
decidir, de pensar e ainda, introduzir intensamente um novo quadro no
sistema educacional, já que representam uma escola paralela. Sendo
assim, a escola deve aliar-se a esses recursos, propor uma nova
estratégia educativa, unindo com eles um novo dialético. Diante do
exposto, o autor discorre que diante da discussão sobre a inserção
das tecnologias de informação e comunicação na escola, fica claro
que a sala de aula também precisa acompanhar o dinamismo que esses
recursos propõem, principalmente porque professores lidam
diariamente com novas linguagens por meio do contato direto com o
alunado. Assim, a interação professor e aluno é importante no
processo de ensino e aprendizagem, pois é necessário que os
docentes passem a inserir na sua prática pedagógica os recursos de
multimídia, como uma forma de introduzir no espaço da sala de aula,
possibilidades de desenvolver o conhecimento de forma dinâmica e
participativa, criando assim um ambiente colaborativo, onde o aluno
possa sentir também que é protagonista na construção de
conhecimento (VIEIRA, s/d). Nos dias atuais, os alunos vão à escola
com aparelhos celulares dentro da mochila, no bolso e até mesmo na
mão, e a Internet está ao alcance de quase todos, dando, assim, a
eles oportunidades de participar do blog, montado com eles e para
eles, com o auxílio do professor, tornando o ambiente colaborativo.
No caso da EAD, torna-se ainda mais interessante o uso do blog, pois
é uma das maneiras de o aluno manter o contato com seu professor por
meio desta ferramenta, postando os trabalhos já feitos, pesquisados.
Segundo Menezes (2006, p. 31), aos poucos, os computadores se
incorporam ao dia-a-dia das escolas, convidando os professores a
repensar suas práticas, pois [...] há uma década, computador em
escola brasileira era, quando muito, privilégio de elite. Seu uso
praticamente se restringia a 10 processar textos e a internet era
novidade absoluta. Hoje esses recursos são os mais básicos de uma
enorme gama de opções. As escolas públicas com laboratório de
informática ainda são 11% do total, segundo o Ministério da
Educação. Mais cedo ou mais tarde, contudo, eles estarão em toda a
rede de ensino. Fazer parte dos novos tempos não depende apenas de
equipamentos modernos. A interação que eles permitem pede uma
revisão dos métodos tradicionais de ensino. Quanto mais se
mantiverem os hábitos que relegam o aluno a um papel meramente
receptor, menos diferença a tecnologia fará no aprendizado. Em
muitas escolas, os computadores ficam durante a maior parte do tempo
confinado a salas que só se abrem para aulas de informática, sem se
incorporar ao projeto pedagógico. É como deixar trancados os livros
da biblioteca ou limitar seu uso ao processo estrito de
alfabetização. Realmente, o que se pode perceber é que muitos
professores relutam em não mudar e utilizar as novas tecnologias
midiáticas em suas aulas; e também escolas não contam com
funcionários para atender na sala de informática, não podendo
proporcionar, assim, melhorias com as novas tecnologias que, às
vezes, ficam criando poeira e traças em salas fechadas em algumas
escolas, mas para os discentes, [...] em geral, crianças e jovens
sabem aproveitar por conta própria as oportunidades oferecidas pelo
mundo digital, ainda que - claro - com propósitos recreativos.
Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, dos 32,1 milhões de
usuários da rede no país, a maioria é jovem. Alguns professores
ficam constrangidos diante dessa desenvoltura, mas não há razão
para isso. "O que o estudante quer é ser orientado e ouvido, e
não provar que entende mais de computador", diz Léa Fagundes,
do Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.O papel do professor,
portanto, é dar um sentido ao uso da tecnologia, produzir
conhecimento com base em um labirinto de possibilidades. Sabendo-se
que a tecnologia para muitos estudantes já é uma realidade em seu
dia-a-dia o professor não poderá ignorar estas tecnologias e suas
ferramentas e sim aprender a utilizá-las pedagogicamente para que
possa desenvolver melhor seu trabalho e estimular suas aulas para que
sejam participativas criativas e capazes de produzir conhecimento
(MENEZES, 2006, p. 31). Em se tratando do uso do blog no curso de
EAD, Moran (2008) discorre que as novas tecnologias estão
minimizadas nas escolas, em razão da falta de aperfeiçoamento de
professores, que em muitos casos não tem disponibilidade de 11 tempo
para realizar esse afeiçoamento. No que diz respeito às
instituições de ensino, [...] as redes, principalmente a Internet,
estão começando a provocar mudanças profundas na educação
presencial e a distância. Na presencial, desenraizam o conceito de
ensino-aprendizagem localizado e temporalizado. Podemos aprender
desde vários lugares, ao mesmo tempo, on e off-line, juntos e
separados. Como nos bancos, temos nossa agência (escola), que é
nosso ponto de referência; só que agora não precisamos ir até lá
o tempo todo para poder aprender (MORAN, 2008, p. 02). Sabe-se que os
cursos de EAD a cada dia estão crescendo, e muitos alunos estão
aderindo ao estudo a distância, porque a EAD proporciona condições
de horários e adequações à rotina do aluno. Com essas mudanças,
a educação está passando por transformações, o que pode ser
percebido, conforme Moran (2008), ao focarmos mais na aprendizagem
que no ensino dos alunos, assim por meio de publicações de suas
produções nas redes sociais, se torna fundamental. Utilizando de
recursos como o portifólio, onde os próprios alunos possam
organizar o que produziram e os disponibilizando para consultas, mas
meios cada vez mais utilizados. Assim, de acordo com o autor, [...]
os blogs, flogs (fotologs ou videologs) são utilizados mais pelos
alunos que pelos professores, principalmente como espaço de
divulgação pessoal, de mostrar a identidade, onde se misturam
narcisismo e exibicionismo (em diversos graus). Atualmente há um uso
crescente dos blogs por professores dos vários níveis de ensino,
incluindo o universitário. Os blogs permitem a atualização
constante da informação pelo professor e pelos alunos, favorecem a
construção de projetos e pesquisas individuais e em grupo, a
divulgação de trabalhos. Com a crescente utilização de imagens,
sons e vídeos, os flogs têm tudo para explodir na educação e
integrarem-se com outras ferramentas tecnológicas de gestão
pedagógica. As grandes plataformas de educação a distância ainda
não descobriram e incorporaram o potencial dos blogs e flogs (MORAN,
2008, p. 02). As atividades em blog são cada vez mais utilizadas
pelas Universidades e atualmente há um uso crescente dos blogs por
professores dos vários níveis de ensino, incluindo o universitário,
pois pode utilizá-lo como ferramenta tecnológica e pedagógica para
o processo de ensino e aprendizagem. 12 De acordo com Pinho Júnior
(2012, p. 05), no que se refere à extensão universitária, o
trabalho do blog se mostra uma atividade promotora e produtora de
conhecimento. Produtora porque transforma muitas práticas da
universidade em um material que pode ser acessado e debatido por
todos (esse debate pode ocorrer por comentários no próprio blog ou
até na vida do leitor, que pode usar as informações obtidas em
situações cotidianas), e promotora porque também impulsiona essas
práticas, convidando o público a participar. Portanto, o trabalho
com blog é uma atividade promotora e produtora de conhecimento, uma
vez que o debate pode ocorrer por meio do blog e, ao mesmo tempo,
convida o público a participar. Mas, para que tudo possa acontecer,
de acordo com Menezes (2006, p. 31): [...] não basta apenas à
capacitação e informação por parte do professor e sim que haja a
participação de um todo na escola. Sabe se que é possível, por
exemplo, estimular o raciocínio lógico com jogos virtuais. Ou criar
páginas na internet para a garotada publicar seus textos. Assim, de
acordo com Menezes (2006), no cotidiano escolar, não basta mais o
professor ter capacidade e informação, ele tem que estimular o
raciocínio lógico com jogos virtuais e, além disso, o autor aponta
que se podem criar páginas na Internet para os alunos publicarem
seus textos. Percebe-se que, diante dessa realidade, professores
lidam com a prática de criação de blogs, inovando metodologia de
trabalho para a construção do desenvolvimento acadêmico. O
professor pode trocar informações e experiências com seus alunos
por meio do seu blog, ou até mesmo propor que cada aluno crie o seu.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Após
a análise de diferentes textos e blogs, pode-se constatar que a
construção de blogs é uma excelente ferramenta de apoio à
aprendizagem para todas as disciplinas. 13 Pela criação de blogs,
os alunos podem pesquisar analisar, refletir, interagir e encontrar
soluções para diversos questionamentos, ao mesmo tempo em que vão
se apropriando das tecnologias digitais disponíveis na EAD. Podemos
observar, também, que o blog pode ser uma ferramenta e um recurso
para nortear concepções pedagógicas dos cursos na modalidade de
EAD, pois vivemos em uma marcante mudança no cotidiano social,
cultural e econômico da sociedade e a tecnologia tem potencializado
as estratégias educativas em tal modalidade. O blog é um dos
suportes digitais que permite que as informações e interações
entre professor X aluno, aluno X entidade, sejam manipuladas de
maneira mais rápida e flexível. Hoje, vivemos numa geração que
temos a influência das redes de computadores, da Internet e todos os
recursos interativos proporcionados por um ambiente virtual conectado
em chat, fórum, blog entre outros. Portanto, o blog pode funcionar
como material didático em EAD, pois é um elemento mediador que
facilita o processo de ensino e aprendizagem propondo um diálogo
constante entre conhecimento X aluno X professor mundo
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, Conceição. O que são blogs? s/d. Disponível em:
. Acesso em 22 mar. 2014.