O BLOG COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Professora Dalva

Trabalho apresentado pela professora Dalva Regina Bertoleti Vieira Gonçalves na conclusão de curso de especialização, para a obtenção do título de especialista em Educação a Distância, na Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná.


Considerando os interesses, as exigências da sociedade atual e a necessidade de adequar o ensino às mudanças sociais, é preciso integrar a informática ao currículo escolar, pois os computadores fazem parte do nosso dia a dia, e a escola deve preparar o aluno para o futuro. Nos dias atuais, a tecnologia e a informática oferecem ferramentas que possibilitam aos internautas publicar os próprios textos na Internet, além de viabilizar meios para melhorar a sua prática. O presente artigo pretende abordar, para fins de conhecimento dos docentes e demais profissionais da educação, meios para a utilização da tecnologia para a construção de um blog, a fim de que este seja um recurso didático para o ensino e a aprendizagem de alunos do curso de Educação a Distância (EAD).
A indagação proposta neste artigo é: O blog pode ser uma ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem para professor e aluno da EAD? Para buscar responder a este questionamento, buscar-se-á evidenciar a intenção de mostrar que, nessas tecnologias, destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem, em especial a tecnologia dos blogs. Portanto, cabe aos educadores utilizar adequadamente os recursos dessas tecnologias, explorando seu potencial pedagógico, tendo em vista a configuração de novos ambientes de ensino e aprendizagem: [...] a educação poderá beneficiar-se ao agregar conceitos andrológicos e pedagógicos, com o objetivo de estimular a aprendizagem colaborativa e fomentar a construção do conhecimento, a partir de um instrumento que diz respeito ao hoje e ao que as pessoas estão usando como forma de expressão. Assim, o uso do blog na educação apresenta-se como um possível viabilizador da construção do coletivo a partir da cooperação para o conhecimento (BARBOSA; SERRANO, 2005, p. 2). Assim, pode-se, a partir dessas considerações, compreender que o blog é uma ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Em experiência vivida no contexto escolar, percebo que, se utilizarmos a informática como um meio de instrumento no processo de ensino e aprendizagem, com o interesse de não apenas ensinar informática, mas também ensinar conteúdos interdisciplinares com a interatividade proporcionada pelo computador, esta ação pode ajudar o aluno a compreender que o computador, se bem aproveitado, contribui com seu estudo e aprendizado no curso de EAD. Considerando que a informática é um importante recurso pedagógico, a escola precisa utilizar o computador e suas ferramentas como meio facilitador do processo de ensino e aprendizagem. De acordo com Baltazar e Aguaded (2005), os blogs de disciplinas são criados e mantidos pelo professor e pela turma, cujo principal objetivo é dar continuidade ao espaço de sala de aula, mas de forma coletiva, em que todos podem participar, escrevendo, postando e comentando questões, publicando trabalhos, conteúdos vistos e trabalhados em sala, exercícios extras para os alunos, atividades resolvidas, links complementares, dentre outros. Com essa gama de possibilidades, os blogs servem para registrar conhecimentos adquiridos pelos alunos durante os projetos de estudo e também para divulgar conteúdos como relatos, textos, fotos, gravuras, pois, em um curso a distância, o aluno não conta com a presença do professor, e construir um blog desenvolve no aluno o hábito de registrar e divulgar seus estudos, dando a ele a condição de comunicar-se com o professor, podendo haver essa interação entre professor e aluno. 4 Assim, o blog se torna uma excelente maneira de desenvolver a criatividade, estimular a expressão, demonstrar sua forma de pensar e agir. Essa ferramenta torna-se “a cara do aluno” e seu uso abre novos canais de comunicação entre professores e alunos, alunos e comunidade, aluno e o mundo, incentivando a interação e a interatividade entre ambos.
BREVE HISTÓRICO DO BLOG
Numa tradução livre, pode-se definir blog, segundo Goulart (2012), como um diário online, porque blogs são páginas da Internet onde regularmente são publicados diversos conteúdos como textos, músicas, imagens ou vídeos, tanto podendo ser dedicados a um assunto específico, como ser de âmbito bastante geral. Podem ser mantidos por uma ou várias pessoas e têm normalmente espaço para comentários dos seus leitores. Segundo Goulart (2012), recebe o nome de Blogueiro quem publica num blog. Assim, de acordo com Ferreira (2008), o termo “blog” é uma simplificação do termo “weblog”, criado em 1997, por Jorn Barger. É interessante ressaltar, também, que, de acordo com Pinho Júnior (2013, p. 03), [...] os primeiros blogs surgiram em meados da década de 90. Como seu próprio nome sugere (web = rede; log = diário), um blog pode ser considerado um diário virtual, no qual o autor armazena textos, vídeos, imagens, sons e links sobre qualquer assunto que julgar interessante. A inserção de conteúdo se dá através de postagens (também chamadas de “posts”) que são apresentadas em ordem cronológica inversa, ou seja, as mais recentes aparecem primeiro e com o passar dos anos, os blogs foram adquirindo cada vez maior importância. De acordo com Pinho Júnior (2013), é possível observar que um blog pode ser considerado como um diário, pois dá condições do autor armazenar textos, fotos, vídeos, entre outros e outras pessoas podem usufruir desses dados. A cada dia os blogs estão tendo mais importância: A escola deve começar com o que tem de imediato, seja em relação a equipamentos, seja pelos programas existentes e acessíveis a 5 todos. As experiências vivenciadas servirão de referência pessoal e política para reivindicar mais e melhor tecnologia nas escolas e, consequentemente, despertar para as suas possibilidades pedagógicas (PRATA; VIEIRA, 2002, p. 79). A pesar das dificuldades que as escolas encontram com os equipamentos velhos, quebrados, ainda temos equipamentos disponíveis para quase todos e nos dá as condições de poder trabalhar com blog com os alunos e despertar neles as possibilidades de trabalhar o blog como atividade pedagógica. De acordo com Oliveira e Santos (2011), o blog torna uma maneira mais atrativa de professores e alunos se comunicarem e poderem expressar-se com mais liberdade, quebrando regras que proporcionam cada vez mais informações e conhecimento, sem necessidade de estar dentro de uma sala de aula. Os autores apontam que: Os blogs se diferem de uma prática diarista tradicional, quando utilizados como ferramenta de aprendizagem pode-se considerar de certa forma uma quebra de paradigmas do modelo tradicional de ensino, pois se torna uma maneira mais atrativa do aluno e o professor se comunicarem entre si e ambos obterem mais abertura e liberdade de se expressarem através dos blogs a comunicação e a interação aluno/professor se torna melhor, pois essa quebra de regras proporciona cada vez mais informação e conhecimento sem necessidade de estar dentro de um estabelecimento de ensino. (OLIVEIRA; SANTOS, 2011, p. 08). Conforme os autores, o blog se torna um importante canal de linguagem e abertura para expressões de opiniões, onde com mais liberdade o professor faz uma proposta para que os alunos opinem, bem como tirem suas dúvidas, perguntem e leiam os conteúdos estudados em sala de aula, permitindo que estes, revisem, façam os exercícios propostos. De acordo com Oliveira e Santos (2011), o blog é um canal de linguagem aberta entre o professor e aluno, porque podem expressar com liberdade, opinar, tirar dúvidas e fazer revisão de exercícios propostos pelos seus professores .
COMO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO BLOG E REALIZAR PUBLICAÇÕES
Para a construção de um blog educativo, podem-se seguir os seguintes passos: inicialmente, vá diretamente ao site Blogger.com e crie o seu próprio blog. Se preferir, conheça outros blogs antes de criar o seu, aliás, tome cuidado para não criar um blog com o nome de um que já existe, pois você pode ser confundido com outra pessoa. Um cuidado importante na criação do endereço do seu blog: Não utilize os caracteres [,]. Apesar de serem aceitos em alguns sistemas no momento do cadastro, eles podem não funcionar nos browsers de alguns usuários. Com o blog é muito fácil que os usuários publiquem conteúdos, sem a necessidade de saber como são construídas páginas na Internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado. Quem já possui um site, pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira descomplicada, em qualquer lugar da Internet; para isso, basta digitar o próprio login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão do teclado do computador. O conhecimento de HyperText Markup Language (HTML) e de outras ferramentas de web permitirá que a pessoa incremente o blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional ou, então, pode também encaixar o blog no site, transformando algumas seções em blogs. Goulart (2012) mostra o modelo do Enem, assumido desde 2009, que tem como um de seus fortes argumentos, o rompimento da quantidade de conteúdo exigido nos vestibulares tradicionais, valorizando a capacidade de interpretação e a interdisciplinaridade dos estudantes, pois por meio dos conteúdos postados, dá a esses alunos condições de estar em contato com os conteúdos vistos em sala de aula e poder estar em contato com seu professor, fazendo seus questionamentos, como uma tarefa a mais. Goulart (2012, p. 16) afirma: [...] os estudantes com melhor classificação no exame ainda são aqueles que acumularam, ao longo do ensino médio, uma enorme carga de informação, ou seja, a receita para o sucesso no Enem, por mais que este venha revolucionando a forma de acesso às universidades, continua a mesma: muito estudo e leitura. 7 E uma das maneiras de fazer com que muitos jovens estudem, além de tornar mais divertida a maneira de estudar, para que possamos atrair esses jovens para um estudo menos “penoso” e mais divertido: Foi pensando nisso e de olho nos conteúdos que o MEC ressalta que são cobrados no Enem, que o Info Enem iniciou, em fevereiro, uma série de publicações semanais que destacam os 10 melhores sites e os 10 melhores blogs de cada disciplina, separados devido às diferentes propostas. Os sites trazem os conteúdos mais fixos. Já, os blogs, atualizações e boas matérias (GOULART, 2012, p.16). Vale ressaltar que todos os sites e blogs recomendados, de uma maneira ou de outra, podem ajudar nos estudos dos vestibulandos, haja vista apresentam quantidade e qualidade de todo o material oferecido pelo site, como listas de exercícios, dicas, curiosidades etc. Assim, é preciso que haja reflexão sobre espaços de ensino e aprendizagem além da sala de aula para a construção do conhecimento, por isso, não se admite que os recursos que a escola possui sejam usados somente como ilustradores de conteúdos.
BLOGS COMO FONTE DE INFORMAÇÃO
Na atualidade, somos bombardeados por uma grade quantidade de informações, que, quando relevantes, devem-se transformar em conhecimento. Se não gera conhecimento, é somente informação sem conteúdo. Assim, de acordo com Cipriani (2008, p. 17), [...] vivemos em uma nova era, uma nova era com a consolidação da internet como um grande repositório de dados e agente transformador de processos e meios de comunicação, uma nova era dentro da própria internet, que por ser global e encurtadora de distâncias, viabilizou a contribuição, opinião e inteligência em massa, uma nova era em que o mercado e as pessoas passaram a gostar de interagir, opinar, participar e ajudar, uma nova era de constante formação de opinião, reforçados pelo lançamento de websits que potencializam ainda mais a voz das pessoas. A era dos Blogs. 8 De acordo com Oliveira e Santos (2011), pode-se dizer que muitas faculdades estão dando um passo à frente com os cursos de EAD; assim, a ferramenta blog será de grande utilidade, podendo dar condições a esses alunos de postar e se corresponder com o professor diante do mesmo. Em cursos EAD, o contato do aluno com o professor é mínimo, o discente precisa se organizar sozinho, estudar e realizar atividades que, muitas vezes, ele não entender claramente o que querem nas realizações dos exercícios. Assim sendo, o blog facilita o contato entre professor e aluno. Esta ferramenta se torna um meio de comunicação e interação entre professor e aluno (OLIVEIRA; SANTOS, 2011). De acordo com Vieira (s/d, p.01): Desde o início dos tempos, o homem vem procurando aprimorar o seu meio, de forma a atender às suas necessidades. Nesta procura, a sociedade vai se transformando à medida que o homem evolui. Uma das características principais dessa evolução foi o desenvolvimento da linguagem e as suas diversas formas de transmissão e expressão. Tendo como resultado dessas transformações também a evolução nos meios de comunicação, sendo estes necessários e indispensáveis para a eficácia da integração social. Como podemos observar na atualidade, “[...] esses meios estão bem presentes no cotidiano da sociedade contemporânea, sob a forma de diferentes mídias, como celulares, revistas, rádios, computadores e televisores” (VIEIRA, s/d, p.11). O mesmo autor ainda afirma que: [...] o mundo atual vive sob a chamada “era da informação”, ou Era Digital, denominada assim pelo filósofo e economista austríaco Peter Ferdinand Drucker, período que vem após a Era Industrial, mas que especificamente ganha força a partir da década de 1970, com invenções que foram sendo aprimoradas cada vez mais, tecendo uma sólida e grande teia de conhecimento (VIEIRA, s/d, p. 11). Logo, a educação não tem evoluído da mesma forma que os recursos midiáticos. Muitas vezes, as instituições ainda se prendem em um modelo educacional em que o professor transmite o saber, considerando-se detentor do mesmo. 9 No caso do estudante do curso de EAD, o aluno assume seu próprio norte, direcionando-se a um estudo diferenciado, no qual não conta com a participação e colaboração direta do professor. Mas, hoje, de acordo com Pretto (1996, p. 01) é possível analisar que: [...] as instituições escolares não podem ignorar o que se passa no mundo. As novas tecnologias de informação e comunicação modificam rapidamente não só a maneira de se comunicar, mas de trabalhar, decidir, de pensar e ainda, introduzir intensamente um novo quadro no sistema educacional, já que representam uma escola paralela. Sendo assim, a escola deve aliar-se a esses recursos, propor uma nova estratégia educativa, unindo com eles um novo dialético. Diante do exposto, o autor discorre que diante da discussão sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação na escola, fica claro que a sala de aula também precisa acompanhar o dinamismo que esses recursos propõem, principalmente porque professores lidam diariamente com novas linguagens por meio do contato direto com o alunado. Assim, a interação professor e aluno é importante no processo de ensino e aprendizagem, pois é necessário que os docentes passem a inserir na sua prática pedagógica os recursos de multimídia, como uma forma de introduzir no espaço da sala de aula, possibilidades de desenvolver o conhecimento de forma dinâmica e participativa, criando assim um ambiente colaborativo, onde o aluno possa sentir também que é protagonista na construção de conhecimento (VIEIRA, s/d). Nos dias atuais, os alunos vão à escola com aparelhos celulares dentro da mochila, no bolso e até mesmo na mão, e a Internet está ao alcance de quase todos, dando, assim, a eles oportunidades de participar do blog, montado com eles e para eles, com o auxílio do professor, tornando o ambiente colaborativo. No caso da EAD, torna-se ainda mais interessante o uso do blog, pois é uma das maneiras de o aluno manter o contato com seu professor por meio desta ferramenta, postando os trabalhos já feitos, pesquisados. Segundo Menezes (2006, p. 31), aos poucos, os computadores se incorporam ao dia-a-dia das escolas, convidando os professores a repensar suas práticas, pois [...] há uma década, computador em escola brasileira era, quando muito, privilégio de elite. Seu uso praticamente se restringia a 10 processar textos e a internet era novidade absoluta. Hoje esses recursos são os mais básicos de uma enorme gama de opções. As escolas públicas com laboratório de informática ainda são 11% do total, segundo o Ministério da Educação. Mais cedo ou mais tarde, contudo, eles estarão em toda a rede de ensino. Fazer parte dos novos tempos não depende apenas de equipamentos modernos. A interação que eles permitem pede uma revisão dos métodos tradicionais de ensino. Quanto mais se mantiverem os hábitos que relegam o aluno a um papel meramente receptor, menos diferença a tecnologia fará no aprendizado. Em muitas escolas, os computadores ficam durante a maior parte do tempo confinado a salas que só se abrem para aulas de informática, sem se incorporar ao projeto pedagógico. É como deixar trancados os livros da biblioteca ou limitar seu uso ao processo estrito de alfabetização. Realmente, o que se pode perceber é que muitos professores relutam em não mudar e utilizar as novas tecnologias midiáticas em suas aulas; e também escolas não contam com funcionários para atender na sala de informática, não podendo proporcionar, assim, melhorias com as novas tecnologias que, às vezes, ficam criando poeira e traças em salas fechadas em algumas escolas, mas para os discentes, [...] em geral, crianças e jovens sabem aproveitar por conta própria as oportunidades oferecidas pelo mundo digital, ainda que - claro - com propósitos recreativos. Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, dos 32,1 milhões de usuários da rede no país, a maioria é jovem. Alguns professores ficam constrangidos diante dessa desenvoltura, mas não há razão para isso. "O que o estudante quer é ser orientado e ouvido, e não provar que entende mais de computador", diz Léa Fagundes, do Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.O papel do professor, portanto, é dar um sentido ao uso da tecnologia, produzir conhecimento com base em um labirinto de possibilidades. Sabendo-se que a tecnologia para muitos estudantes já é uma realidade em seu dia-a-dia o professor não poderá ignorar estas tecnologias e suas ferramentas e sim aprender a utilizá-las pedagogicamente para que possa desenvolver melhor seu trabalho e estimular suas aulas para que sejam participativas criativas e capazes de produzir conhecimento (MENEZES, 2006, p. 31). Em se tratando do uso do blog no curso de EAD, Moran (2008) discorre que as novas tecnologias estão minimizadas nas escolas, em razão da falta de aperfeiçoamento de professores, que em muitos casos não tem disponibilidade de 11 tempo para realizar esse afeiçoamento. No que diz respeito às instituições de ensino, [...] as redes, principalmente a Internet, estão começando a provocar mudanças profundas na educação presencial e a distância. Na presencial, desenraizam o conceito de ensino-aprendizagem localizado e temporalizado. Podemos aprender desde vários lugares, ao mesmo tempo, on e off-line, juntos e separados. Como nos bancos, temos nossa agência (escola), que é nosso ponto de referência; só que agora não precisamos ir até lá o tempo todo para poder aprender (MORAN, 2008, p. 02). Sabe-se que os cursos de EAD a cada dia estão crescendo, e muitos alunos estão aderindo ao estudo a distância, porque a EAD proporciona condições de horários e adequações à rotina do aluno. Com essas mudanças, a educação está passando por transformações, o que pode ser percebido, conforme Moran (2008), ao focarmos mais na aprendizagem que no ensino dos alunos, assim por meio de publicações de suas produções nas redes sociais, se torna fundamental. Utilizando de recursos como o portifólio, onde os próprios alunos possam organizar o que produziram e os disponibilizando para consultas, mas meios cada vez mais utilizados. Assim, de acordo com o autor, [...] os blogs, flogs (fotologs ou videologs) são utilizados mais pelos alunos que pelos professores, principalmente como espaço de divulgação pessoal, de mostrar a identidade, onde se misturam narcisismo e exibicionismo (em diversos graus). Atualmente há um uso crescente dos blogs por professores dos vários níveis de ensino, incluindo o universitário. Os blogs permitem a atualização constante da informação pelo professor e pelos alunos, favorecem a construção de projetos e pesquisas individuais e em grupo, a divulgação de trabalhos. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os flogs têm tudo para explodir na educação e integrarem-se com outras ferramentas tecnológicas de gestão pedagógica. As grandes plataformas de educação a distância ainda não descobriram e incorporaram o potencial dos blogs e flogs (MORAN, 2008, p. 02). As atividades em blog são cada vez mais utilizadas pelas Universidades e atualmente há um uso crescente dos blogs por professores dos vários níveis de ensino, incluindo o universitário, pois pode utilizá-lo como ferramenta tecnológica e pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem. 12 De acordo com Pinho Júnior (2012, p. 05), no que se refere à extensão universitária, o trabalho do blog se mostra uma atividade promotora e produtora de conhecimento. Produtora porque transforma muitas práticas da universidade em um material que pode ser acessado e debatido por todos (esse debate pode ocorrer por comentários no próprio blog ou até na vida do leitor, que pode usar as informações obtidas em situações cotidianas), e promotora porque também impulsiona essas práticas, convidando o público a participar. Portanto, o trabalho com blog é uma atividade promotora e produtora de conhecimento, uma vez que o debate pode ocorrer por meio do blog e, ao mesmo tempo, convida o público a participar. Mas, para que tudo possa acontecer, de acordo com Menezes (2006, p. 31): [...] não basta apenas à capacitação e informação por parte do professor e sim que haja a participação de um todo na escola. Sabe se que é possível, por exemplo, estimular o raciocínio lógico com jogos virtuais. Ou criar páginas na internet para a garotada publicar seus textos. Assim, de acordo com Menezes (2006), no cotidiano escolar, não basta mais o professor ter capacidade e informação, ele tem que estimular o raciocínio lógico com jogos virtuais e, além disso, o autor aponta que se podem criar páginas na Internet para os alunos publicarem seus textos. Percebe-se que, diante dessa realidade, professores lidam com a prática de criação de blogs, inovando metodologia de trabalho para a construção do desenvolvimento acadêmico. O professor pode trocar informações e experiências com seus alunos por meio do seu blog, ou até mesmo propor que cada aluno crie o seu.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após a análise de diferentes textos e blogs, pode-se constatar que a construção de blogs é uma excelente ferramenta de apoio à aprendizagem para todas as disciplinas. 13 Pela criação de blogs, os alunos podem pesquisar analisar, refletir, interagir e encontrar soluções para diversos questionamentos, ao mesmo tempo em que vão se apropriando das tecnologias digitais disponíveis na EAD. Podemos observar, também, que o blog pode ser uma ferramenta e um recurso para nortear concepções pedagógicas dos cursos na modalidade de EAD, pois vivemos em uma marcante mudança no cotidiano social, cultural e econômico da sociedade e a tecnologia tem potencializado as estratégias educativas em tal modalidade. O blog é um dos suportes digitais que permite que as informações e interações entre professor X aluno, aluno X entidade, sejam manipuladas de maneira mais rápida e flexível. Hoje, vivemos numa geração que temos a influência das redes de computadores, da Internet e todos os recursos interativos proporcionados por um ambiente virtual conectado em chat, fórum, blog entre outros. Portanto, o blog pode funcionar como material didático em EAD, pois é um elemento mediador que facilita o processo de ensino e aprendizagem propondo um diálogo constante entre conhecimento X aluno X professor mundo

REFERÊNCIAS 
ARAÚJO, Conceição. O que são blogs? s/d. Disponível em: . Acesso em 22 mar. 2014.
BALTAZAR, N.; AGUADED, I. Weblogs como recurso tecnológico numa nova educação. Aveiro: IV Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 2005.