IDENTIDADE DE GÊNERO : POR QUE DEBATER NAS ESCOLAS? - Parte II - escrito pela aluna Calorina Ferreira Milão


O papel da escola ao discutir identidade de gênero seria ensinar a criança o respeito, a tolerância e a conviver em sociedade. Seria também amparar os alunos que sofrem com a discriminação, para que possam conviver num mundo onde sua transgeneralização não seja alvo de ataques.
Uma criança criada em um lar transfóbico, desenvolverá pensamentos e sentimentos de ódio e repúdio, o que a fará uma pessoa preconceituosa, desrespeituosa e muitas vezes, agressiva.
O Brasil é o oitavo país com maior número de travestis e transexuais asssassinados no mundo, onde todos os dias pessoas morrem por sua identidade de gênero não coincidir com aquela que a foi imposta.As agressões, verbais e físicas,as ameaças e a exclusão que essas pessoas sofrem todos os dias são incalculáveis e, muitas vezes, a opressão acontece na escola e dentro de casa.
Vale lembrar que gênero e orientação sexual são coisas diferentes - mulheres transgênero não são gays afeminados e homens trans não são lésbicas que "mudaram de sexo” - Orientação sexual diz respeito a nossa atração sexual e amorosa por pessoas com determinado tipo de gênero, quanto gênero em si é como eu me vejo e reconheço quanto a pessoa.
Até quando vamos deixar que as pessoas sejam humilhadas,agredidas e mortas por preconceito,fundamentado em ódio e ignorância? Até quando vamos fechar os olhos diante da dor de nossos semelhantes e achar que não é problema nosso? Até quando vamos nos preocupar mais em julgar em nome de Deus do que com o "amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”?
Nós precisamos do debate de gênero nas escolas! Basta de transfobia!